terça-feira, 3 de março de 2009

Filmografia de Danny Boyle



Enquanto o grupo especial tomava a Marquês de Sapucaí no domingo, dia 22 de fevereiro, Danny Boyle subia no palco do Kodak Theater, em Los Angeles, para receber o Oscar de Melhor Diretor do ano. E o mundo parou e perguntou, quem é Danny Boyle, mesmo? Afinal, o cineasta britânico é um daqueles que o grande público não lembra o nome, embora seus trabalhos não sejam tão desconhecidos. Seus filmes, no entanto, sempre foram preferidos entre o público cult (ah! odeio essa expressão, mas é a que melhor me serve).

O primeiro filme longa metragem de Boyle foi o favorito cult Cova Rasa, o filme foi adorado pelos críticos e recebeu diversos prêmios, além de ter sido o primeiro grande papel de Ewan McGregor no cinema. A dupla Boyle e McGregor continuou junta por mais duas obras, consecutivamente, Trainspotting, o filme que mostrou como nenhum outro, até então, a geração dos jovens ingleses que viviam de raves, sexo e drogas, e o fantástico Por Uma Vida Menos Ordinária, no qual McGregor faz par romântico com Cameron Diaz, mas são os “anjos” Holly Hunter e Delroy Lindon que roubam a cena. Se você ainda não viu esse filme corra para a locadora.

Hollywood já havia procurado Danny Boyle para que dirigisse o quarto filme da série Alien depois de Trainspotting, mas o diretor negou. Agora era hora dele se aventurar na Meca do cinema industrial. O projeto escolhido foi A Praia, estrelado pela maior estrela do cinema na época, Leonardo DiCaprio. Porém, o filme foi um fracasso de crítica e público. Além de ter sido atacado por ambientalistas, pois a Fox, produtora do filme, teria alterado a paisagem natural da locação para que a praia parecesse mais paradisíaca.

Boyle, então, voltou para a Inglaterra onde filmou dois filmes para a BBC e um curta metragem, Alien Love Triangle. Seu retorno para o cinema comercial foi Extermínio, um filme ficção científica sobre um homem que acorda de um coma em uma Londres tomada por zumbis. O filme de baixo orçamento foi um grande sucesso nas bilheterias mundiais e aclamado pela crítica. Extermínio já gerou uma sequência e uma mais está em fase de préprodução. O filme também lançou o ator Cillian Murphy internacionalmente, ele mais tarde viria a ser o Espantalho de Batman Begins.

Para seguir o terror de Extermínio, Danny Boyle fez um filme inglês para toda a família, Millions foi um grande sucesso de crítica, sendo aclamado um dos melhores do ano, e também de público. E Boyle mudou completamente seu foco, mais uma vez, ao fazer Sunshine, Alerta Solar, um filme que mistura aventura, ficção científica e filme de arte, e o reuniu com o ator Cillian Murphy. O filme foi um fracasso de bilheteria, apesar de ter tido criticas razoavelmente boas.

E depois de Sunshine, Alerta Solar, o cineasta resolveu fazer um filme inglês no país onde mais se produz filmes no mundo, a Índia. Quem Quer Ser um Milionário, baseado no romance “Q&A”, do autor e diplomata indiano Vikas Swarup, virou uma febre no circuito de festivais do ano passado e o grande vencedor dos Oscars desse ano, inclusive o de Melhor Filme e Diretor para Danny Boyle.


Então, esse é Danny Boyle, um cineasta que se manteve afastado de Hollywood, fazendo filmes de humor negro, zumbis e no espaço, teve tantos fracassos quantos sucessos, se manteve um favorito cult e acabou sendo considerado o melhor diretor do ano pela indústria que ele negou.

3 comentários:

teoriasrabugentas disse...

Um sujeito normal esse Danny Boyle, podemos dizer... E, por isso mesmo, genial. Bem. O post tá legal... Mas evite os "Se você ainda não viu esse filme, corra para a locadora", que parece chavão... Frase feita. Ou slogan da Americanas/Blockbuster hehehee Abraço!

Rodrigo Tavares disse...

Danny Boyle, Realmente não sabia quem era, mas conheço seus trabalhos mais conhecidos, citados no texto. Sempre filmes fortes e com criticas bem explícitas e sacadas escondidas.
Em Quem Quer Ser um Milionário, não foi diferente, um filme surpreendente, forte e muito bem Dirigido. Preste atenção aos detalhes, pois sua sutileza enriquece ainda mais um roteiro muito bom. Merecedor do Oscar!

Camila Bertozzo disse...

Pra mim o melhor filme dele ainda é "Caiu do Céu".
o que eu mais gosto dos filmes dele é que sempre fica entre o cool e o cafona!
vide A Praia e a cena final do slumdog com todos dançando na estação de trem!